benefícios das frutas vermelhas
sexta-feira, 04.09.2015

ver

O consumo de frutas vermelhas está relacionado à prevenção e redução de riscos de doenças como diabetes, problemas cardiovasculares e câncer. Elas também oferecem benefícios para o cérebro, a pele, a visão e o sistema imunológico.
Entre os nutrientes famosos das frutas vermelhas, estão os antioxidantes e as vitaminas do complexo B, que colaboram para o bom funcionamento das células do corpo e evitam o envelhecimento precoce.
Outras substâncias que fazem super bem à saúde, como vitamina C, fósforo e cálcio também podem ser encontradas nessas frutinhas. A melancia e a acerola, frutas mais tipicamente brasileiras, também são consideradas frutas vermelhas.
Por sua riqueza em fibras, há ainda mais benefícios provenientes da ingestão de frutas vermelhas: bom funcionamento do intestino e melhora dos níveis do colesterol que faz mal para o corpo.
Em relação ao câncer, uma substância chamada ácido elágico, encontrada na amora e na framboesa, são apontadas como dotadas de fator antimutagênico, que pode evitar o surgimento de células cancerígenas.
Finalmente, a luteína, substância presente no mirtilo e na framboesa, tem o poder de deixar sua visão tinindo!
Consuma as frutas vermelhas ao natural, que é quando elas preservam melhor todos os seus nutrientes. De três a cinco porções por dia é a quantidade ideal indicada por nutricionistas.